Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Cesteh e Centro de Saúde Escola nas primeiras atividades da ENSP no Epi2008

Apresentar a efetividade da suplementação diária ou semanal com ferro na prevenção da anemia em lactentes foi o tema da exposição da coordenadora de Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), Elyne Engstrom, no primeiro dia do VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontece em Porto Alegre (RS). Já o pesquisador do Cesteh/ENSP, Frederico Peres, apresentou um modelo desenvolvido especialmente para fazer uma análise da situação das intoxicações por agrotóxicos nos países da América Latina.

O trabalho de Elyne Engstrom foi fruto de sua tese de doutorado na ENSP, defendida em 2006, e integrou a comunicação coordenada 'Intervenções nutricionais no período pré-escolar'. A pesquisadora apresentou o resultado de um trabalho que compara a efetividade da dose diária e semanal na prevenção de anemia em crianças de 6 a 12 meses atendidas em unidades básicas de saúde (UBS) do município do Rio de Janeiro. "Meu trabalho foi um ensaio clínico testado com um grupo controle, no qual provamos que o efeito da dose diária era muito maior do que a dose semanal para prevenir a anemia em crianças", afirmou.

Segundo Elyne, os resultados são muito importantes, uma vez que o grupo que participou da pesquisa espera subsidiar uma política pública mais efetiva. Atualmente, o Ministério da Saúde adota um programa por dose semanal, e a pesquisadora acredita que o mesmo precisa ser reformulado. O próximo desafio, segundo ela, é fazer com que o estudo se reverta em política pública mais efetiva.

Casos de intoxicação por agrotóxico estão aumentando na AL

O projeto 'Application of DPSEEA (Driving Forces, Pressures, State, Exposure, Effects, Actions) framework (WHO) to the analysis and management of pesticide poisonings in Latin America: bridging qualitative approaches and epidemiological data to link research to action' teve como expositor o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Frederico Perez, durante a comunicação coordenada 'Environmental pollution and consequences for human health'.

Segundo Peres, o trabalho é um modelo criado pela Organização Mundial de Saúde utilizado para analisar situações ambientais e impactos na saúde. "O que fizemos foi aplicar esse modelo para fazer uma análise da situação de intoxicações por agrotóxicos na América Latina, por meio de uma rede de pesquisadores de toda a região. Conseguimos juntar e levantar uma série de dados locais, que nos deram um panorama de como estão se dando as intoxicações por agrotóxicos aqui", destacou.

A partir desse modelo, Frederico Peres informou que foi construído um outro de gerenciamento de risco e apresentado para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, sendo este incorporado no primeiro Plano Nacional de Vigilância em Populações Expostas ao Agrotóxico. O plano está em fase de consulta pública, devendo ser publicado pelo Ministério nos próximos meses. "A partir de um trabalho acadêmico de aplicação metodológica, estamos conseguindo criar uma política pública de vigilância em saúde", ressaltou.

Ainda segundo o pesquisador, os dados epidemiológicos coletados mostram que a situação de intoxicação por agrotóxicos está aumentando na América Latina, o que reforça a importância de um modelo de vigilância pronto, próprio para responder a essas questões.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos