Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Novas instalações fortalecem missão do Centro de Saúde Escola

"A assistência é importante, mas o principal papel do Centro de Saúde Escola é o desenvolvimento de pesquisas clínicas", afirmou a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, na inauguração do Espaço de Pesquisa Clínica e da nova farmácia. A cerimônia aconteceu no terceiro dia de comemorações dos 54 anos da Escola e contou com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; da vice-diretora de Pós-Graduação, Maria Helena Mendonça; da vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Vanessa Costa e Silva; Elyne Angstrom, representando Else Gribel, chefe do CSEGSF; Vera Lúcia Luisa, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP e muitos funcionários do Centro de Saúde Escola.

Além dos profissionais da ENSP, também participaram da inauguração o assessor de estudos clínicos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Reinaldo de Menezes Martins; a coordenadora da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos, Maria de Lourdes Sousa Maia; o coordenador técnico, pela Fiocruz, do Programa Farmácia Popular do Brasil, Hayne Felipe da Silva; e o diretor de Administração do campus Fiocruz, Fernando Carvalho. De acordo com Elyne, a articulação com as outras unidades da instituição possibilita uma melhor capacitação dos profissionais e uma otimização da utilização das tecnologias de pesquisa. "Assim também fortalecemos a relação com o Ministério da Saúde, em especial com a atenção básica e a vigilância em saúde", apontou ela.

O espaço de pesquisa clínica é composto de dois consultórios e uma sala de espera própria. Esse local foi pensado com o intuito de proporcionar melhores condições para a realização e desenvolvimento de estudos clínicos sobre intervenções e novas tecnologias em saúde. A farmácia do Centro de Saúde já funcionava, mas passou por um momento de revisão e adequação de seus processos de trabalho e, agora, conta com melhor estrutura física para receber os seus pacientes. Com 42 anos de existência, a missão do Centro de Saúde sempre foi promover e cuidar da saúde da população de Manguinhos e desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia em saúde pública. Essas ações fazem parte do processo de acreditação pelo qual a unidade vem passando e fortalecem a missão do CSEGSF.



Segundo Margareth Portela, é preciso trabalhar transversalmente com as unidades tanto na área de pesquisa quanto na área de ensino. "Este é um momento oportuno para tirarmos os sonhos do imaginário e os projetos do papel. Nosso compromisso é desenvolver pesquisas para subsidiar a atenção básica do país". Ao final de sua fala, a vice-diretora avaliou como fantástico o trabalho que vem sendo realizado por Else Gribel na gestão do Centro de Saúde Escola. Para Paulo Gadelha, a vocação do Centro de Saúde está na busca pelo desenvolvimento de tecnologias sociais. "Este é o substrato pelo qual faremos o diferencial", definiu ele.

Reinaldo Martins e Maria de Lourdes - de Bio-Manguinhos - reafirmaram o interesse na parceria com a Escola. "Estar com a ENSP e ter a oportunidade de poder desenvolver projetos com o Centro de Saúde é excelente para todos nós", assegurou ele. O CSEGSF foi um dos contemplados com o Prêmio Destaque ENSP 2008 na categoria Assistência.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos