Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Rede de Saúde Familiar e Comunitária propõe intercâmbio de docentes e pesquisadores do Brasil e Argentina

Representantes do Departamento de Ciência Médica, da Universidad Nacional del Sur (UNS), e da Falcultad de Ciencias de la Salud, da Universidad Nacional de Entre Rios (UNER) estiveram na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na quarta-feira (13/08), para conhecer a estrutura e os programas de Pós-Graduação da Escola. A visita faz parte do projeto 'Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria', que busca fortalecer o programa de intercâmbio de docentes e pesquisadores e explorar os desafios que a saúde familiar e comunitária enfrenta no país vizinho.


Jorge Luis Pepe e Liliana Mingillo, da Facultad de Ciencias da Salud da UNER, e Marta Roque e Pedro Silberman, do Departamento de Ciencias Médicas da UNS, foram recebidos pela pesquisadora da ENSP e coordenadora da Red Salud, Ligia Giovanella, pela chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Else Gribel, e pelas coordenadoras do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Maria Alice Pessanha e Helena Seidl.

Lígia Giovanella foi a responsável por apresentar os cursos de pós-graduação e a estrutura da ENSP aos visitantes, destacando a estrutura organizacional da Escola, composta de uma direção e quatro vices: de Pós-Graduação, de Escola de Governo em Saúde, de Desenvolvimento Institucional e Gestão, e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. Em seguida, mencionou os três cursos stricto sensu da ENSP - Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública -, os cursos lato sensu, as linhas de pesquisa, áreas de atuação, além dos núcleos, departamentos e cursos a distância.

Liliana Mingillo, da UNER, afirmou que a 'Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria' é um desdobramento da Red de Investigación en Sistemas y Servicios de Salud del Cono Sur, por iniciativa da representante da RED Salud na Argentina, Alicia Stolkiner. Alicia esteve na ENSP, em fevereiro de 2008, para discutir a implantação de um projeto multicêntrico de pesquisa sobre atenção primária em saúde nos países do Cone sul e, a partir desse contato, foi formada a Rede para Fortalecimento da Saúde Familiar com a participação da ENSP e das duas instituições argentinas. A visita à ENSP e a reunião dos coordenadores são atividades previstas no convênio. A visitante revelou que recuperar a internacionalização vem sendo um dos principais objetivos da universidade, assim como promover uma maior integração regional para o fortalecimento da saúde da família. "Buscamos o fortalecimento do programa de intercâmbio de docentes e pesquisadores para que possamos explorar os desafios que a saúde familiar e comunitária enfrenta tanto nos recursos humanos quanto nas experiências de trabalho".


De acordo com Marta Roque, da UNS, o "trabalho em conjunto da Rede com a Fiocruz trará experiências e enriquecerá os currículos dos pesquisadores argentinos para a reformulação dos programas". Jorge Pepe, decano da Faculdade de Ciências da Saúde da UNER, concordou. "Como foi dito pela professora, temos um grande entusiasmo em estarmos na Fiocruz, uma instituição de referência na América Latina no campo da saúde coletiva. Estivemos nos Congressos da Abrasco no Rio de Janeiro, em 2006, e na Bahia, em 2007, conhecendo as produções na área. Neste encontro, mais precisamente, esperamos nos enriquecer com a experiência da ENSP e ganhar o aporte da instituição para nossos programas", concluiu. Em seguida, as pesquisadoras Maria Alice Pessanha e Helena Seidl apresentaram o Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP.

Na parte da tarde, a pesquisadora Silvana Granado apresentou pesquisas em saúde materno-infantil que seu grupo vem desenvolvendo, enquanto os pesquisadores argentinos abordaram seus programas de formação em saúde familiar e comunitária. No dia 15, as pesquisadoras Maria Alice Pessanha e Helena Seidl e a chefe do Centro de Saúde Escola, Else Gribel, apresentaram as instalações do Centro de Saúde e a atuação de equipes de saúde da família com tutoria de residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP.

Segundo Ligia Giovanella, a visita teve o propósito de fortalecer o intercâmbio, a troca de experiências e organizar as próximas atividades da 'Red para el Fortalecimiento de la Salud Familiar y Comunitaria', que serão realizadas na Argentina. "A formação de recursos humanos adequada para atuar em atenção básica é, sem dúvida, um dos principais desafios para implementar uma atenção primária abrangente e base de sistemas de saúde universais. O programa de intercâmbio de docentes e pesquisadores em saúde familiar e comunitária proposto por esta nova Rede é mais um pequeno passo nesta direção".

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos