Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola bate recorde vacinando 5.249 pessoas no sábado (9/08)

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) bateu seu próprio recorde de vacinação num único dia. Neste sábado (9/08), no primeiro dia da campanha contra rubéola e segunda e última etapa da vacinação contra poliomielite, foram vacinadas 5.249 pessoas entre 8h e 17h. "Desse total, 3.238 pessoas receberam a vacina contra rubéola", disse a chefe do Centro de Saúde Escola, Else Gribel, destacando que a campanha acontece até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira. "Para as pessoas que trabalham e não têm tempo para ir a um posto de saúde durante a semana, o Centro de Saúde Escola estará vacinando contra rubéola no sábado, 30 de agosto", informou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta inicial de vacinação contra rubéola para o primeiro dia da campanha foi superada em 40%. Até o momento, foram imunizadas contra a doença 10,2 milhões de pessoas, ou seja, 14,56% da população alvo. No primeiro dia, a previsão era que 10% dos brasileiros que devem ser vacinados fossem atingidos. A meta do Ministério da Saúde é estender a cobertura vacinal para 70 milhões de brasileiros, principalmente os homens com idades de 20 a 39 anos. No Rio, a campanha é voltada para homens e mulheres entre 12 e 39 anos.

Para atender a população, 60 pessoas trabalharam no Centro de Saúde Escola no sábado. A Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz colocou um ônibus circulando dentro do campus para levar a população que chegava pelo portão da Avenida Brasil até o Centro de Saúde Escola, que fica mais próximo da entrada da Rua Leopoldo Bulhões. Além da vacinação contra rubéola e poliomielite, o Centro de Saúde Escola também atualizou as cadernetas de vacinação, aplicando vacinas como DTP, tetravalente, tríplice viral, rotavírus e hepatite B.

Devido à grande demanda de funcionários e filhos de funcionários na última campanha, realizada em 2007, o Centro de Saúde Escola está trabalhando em conjunto com o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz) e com o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz). De acordo com a chefe do Centro de Saúde Escola, Else Gribel, "esta ampliação de postos de vacinação tem o objetivo de diminuir as filas e minimizar os possíveis transtornos".

Além da vacina, quem esteve no campus da Fiocruz, no sábado, também pôde participar de atividades culturais e educativas promovidas pelo Centro de Saúde Escola em parceria com a Assessoria de Projetos Sociais da ENSP/Fiocruz.

Atendimento:
Centro de Saúde: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h; no dia 30 de agosto, no mesmo horário
Cesteh: às 5ª feiras para funcionários e parentes
Nust: de 2ª a 6ª, na parte da manhã, para funcionários e parentes

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos