Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Simpósio reúne experiências brasileiras e européias sobre influência da cultura na alimentação

Em novembro, a Rede Interinstitucional de Pesquisa sobre Alimentação e Cultura (Rede A&C), da qual faz parte o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste da Escola Nacional de Saúde Pública (Cecan/ENSP/Fiocruz), realizará mais uma edição do Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. O objetivo do evento será discutir a importância e a influência da cultura na alimentação, coincidindo sua realização com o início da terceira turma do Curso de Alimentação e Cultura da ENSP, no dia 20 de agosto, que visa formar profissionais das diversas áreas da saúde no tema e incorporar o campo da alimentação e cultura dentro da alimentação e nutrição.

O Simpósio será na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, entre os dias 12 e 14 de novembro. Em 2007, o evento foi realizado no Dia Mundial da Alimentação (16/10), e marcou o lançamento da página eletrônica da Rede A&C - hospedada no Portal ENSP.

De acordo com Denise Cavalcante de Barros, coordenadora do Cecan/Sudeste, a formação de profissionais que abordem o tema da alimentação e cultura é fundamental para fortalecer a área dentro das instituições e compreender a influência que a cultura de determinada região exerce na alimentação. Por essa razão, o Curso de Alimentação e Cultura da ENSP teve sua carga horária expandida, além de uma procura maior de alunos. O próximo passo, segundo a coordenadora, será investir na viabilização desse curso a distância para fortalecer, ainda mais, a rede e dar uma cobertura maior à formação de profissionais. "Estamos buscando financiamento para realizarmos o curso nesta modalidade. Ampliando a formação, vamos trazer mais parceiros para a rede".

A programação do Simpósio ainda não está fechada, mas todas as instituições que compõem a Rede A&C estarão presentes. Além disso, o evento receberá o consultor internacional da Rede, Jesus Contreras, e um representante do Observatório de Hábitos Alimentares - uma rede de pesquisadores que trabalham com alimentação e cultura em diversos países da Europa, que apresentará a expertise européia na composição da rede. No último mês, membros da Rede A&C estiveram na França participando de algumas atividades relacionadas ao tema. Eles visitaram o observatório, localizado em Paris, com o objetivo de conhecer a produção científica e as demais experiências no campo da alimentação e cultura.

A outra atividade realizada na França foi a participação em um Simpósio que apresentou a produção científica européia. "Além de formar, a Rede A&C também busca produzir conhecimento por meio de artigos, livros e pesquisas sobre como a mudança de comportamento cultural influencia a alimentação. Nesse simpósio, vimos a apresentação de vários trabalhos que nos trouxeram uma visão de como é importante reunir os pesquisadores da área para observar o que há de novo, o que está sendo produzido neste campo". A pesquisadora revelou que a diversidade cultural brasileira encantou os pesquisadores europeus. "Quando começamos a falar da nossa diversidade cultural e da influência que ela exerce nos hábitos das pessoas, no preparo do alimento e no comportamento da população, eles ficaram encantados e curiosos sobre como trabalhar em meio a essa diversidade. Eles têm um interesse grande em contribuir conosco".

Além de buscar parcerias com a comunidade européia, Denise comentou a possibilidade de ampliar esse trabalho para os demais países da América, que possuem um perfil de comportamento alimentar diferenciado. Para isso, a pesquisadora mexicana Mirian Vilá, da Universidade Autônoma Metropolitana de Xochimilco, também estará presente no evento. Em breve, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste irá divulgar a programação completa do Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura.

Foto Bandeira do Brasil: Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos