Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP vai receber estagiários em programa de cooperação internacional

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) irá receber estagiários de duas universidades norte-americanas para apresentar o sistema de saúde brasileiro, por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF). As universidades de Georgetown e Northwestern enviarão alunos que atuam no campo da saúde internacional para conhecer de perto a teoria e a prática do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e combate ao HIV/Aids.

A vinda dos alunos para o período de estágio faz parte de um processo de parceria acadêmica e pedagógica entre a ENSP e as universidades, consolidando o campo da cooperação internacional na Escola. O primeiro convênio será com a Georgetown University, Washington DC (EUA), para o qual ficou acertado o estágio de duas alunas do curso de graduação em Saúde Internacional da Escola de Enfermagem e Estudos da Saúde (NHS/GU), no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP. As alunas trabalharão com as oito equipes do programa de Saúde da Família, durante um período de 14 semanas, que começará em agosto e terminará em novembro de 2008.

O convênio foi consolidado ao longo da reunião na ENSP, no mês de junho, envolvendo a direção da Escola e representantes da Georgetown University. Na ocasião, o subdiretor da Opas em Washington DC (EUA) e professor da universidade, José Romero Teruel, afirmou que o grande objetivo é fazer com que a parceria com a ENSP possa ser ampliada para um número maior de alunos, e que eles possam atuar também em centros da Fiocruz fora do Rio de Janeiro.

O segundo acordo, que envolve a Northwestern University, está previsto para o segundo semestre de 2009 ou para o início de 2010. O convênio irá trazer cerca de dez estudantes para explorar a estrutura e funcionamento do sistema de saúde brasileiro, as doenças mais preocupantes, as metas importantes e discutir aspectos relacionados à raça alcoolismo, drogas, saúde ambiental, violência doméstica e outros. De acordo com a assessora de Cooperação Internacional da ENSP, Maria Eneida de Almeida, o projeto ainda está no início, mas já foi entregue à Assessoria de Cooperação Internacional da Presidência da Fiocruz. "A idéia central para o campo da Saúde Pública é a mesma da Georgetown University, pois se trata de estudantes de graduação em Saúde Internacional com vistas à compreensão das práticas mais ampliadas do sistema de saúde brasileiro. O interesse específico é de dois cursos: Introdução ao Sistema de Saúde do Brasil e Introdução ao Programa de AIDS no Brasil".

Ainda na opinião da assessora, os convênios fortalecem o campo da cooperação internacional da ENSP, visto que a Escola já é um palco de cooperações internacionais e um local de referência para a compreensão do sistema de saúde brasileiro. Nesse contexto, está prevista a vinda da assistente da Presidência para Programas Internacionais e diretora do Desenvolvimento de Programa Internacional da Universidade para fechamento da proposta, que deve ter a duração de dez semanas.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos