Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Campus Fiocruz quer bater recorde e chegar a 5 mil crianças vacinadas

Neste sábado, 26/08, todo o campus da Fiocruz vai estar mobilizado com a segunda etapa de vacinação contra a poliomelite, que pretende ultrapassar o número alcançado no ano passado e vacinar cinco mil crianças. Segundo um dos coordenadores gerais do projeto, Leonídio Madureira Santos, este evento é uma grande campanha que nasceu em 1994, e realiza amanhã a sua 16º edição. No ano passado a Fiocruz foi considerada o maior posto de vacinação do país, vacinando cerca de quatro mil crianças.

"Na segunda dose da vacina, costuma haver evasão, mas mesmo assim, o evento vem crescendo ano a ano. Por isso temos que fazer uma campanha forte, todas as atrações são para motivar a vinda das pessoas. Como o número de vacinados e de visitantes aumenta todos os anos, precisamos cada vez mais de ajuda, e para isso contamos com um grande número de voluntários", afirmou Leonidio.

Estão previstas atividades como a Feira da Saúde, na Praça Pasteur, que conta com exposições de ciência e saúde. De acordo com Leonídio, nos estandes, poderão ser realizados diversos exames de avaliação oftalmológica, câncer de mama, obesidade infantil, cuidados com bebês, amamentação, prevenção de acidentes com crianças, prevenção a verminoses, métodos contraceptivos e muitos outros. Com a ajuda da equipe de saúde bucal do Centro de Saúde Germano Sinval Faria/ENSP e da Associação Brasileira de Odontologia, teremos alguns escovódromos instalados para a prática de escovação infantil. Os participantes receberão, além das orientações de higiene bucal, um kit para a escovação. O Ipec também estará presente distribuindo camisinhas. As tendas estão voltadas para temas relacionados a doenças transmitidas por animais como mosquito da dengue, caramujo africano, barbeiro, leishimaniose, carrapato, esquistossomose e piolho. Uma parceria da Fiocruz com a Fundação Leão Treze possibilitará a isenção cartorária para a retirada de segunda via de documentos. "Não podemos esquecer de citar os aguadeiros da Cedae que não deixarão faltar água para refrescar os visitantes.

Além de tudo isso, teremos uma série de atividades lúdicas voltadas para as crianças como sala de jogos, exibição de filmes, teatro de fantoches, contadores de história e outros, disse Leonídio.

Todos os visitantes ganharão sacolas plásticas para guardarem o seu próprio lixo. No final do dia, estas sacolas poderão se trocadas por mudas de plantas que são produzidas pela equipe de jardinagem do convênio da Fiocruz. "Um ponto importante a ser destacado é que este ano a Fiocruz está custeando sozinha todas as despesas do evento", comentou o coordenador.

A campanha do Fiocruz pra Você sempre é feita fortemente voltada para a comunidade do entorno da nossa Instituição, mas também são esperados visitantes de outros lugares que vêm atraídos pela possibilidade de passar uma dia agradável em família.

Além disso, também foram distribuídos cartazes pra as principais linhas de ônibus que circulam no entorno da Instituição, tanto pela Avenida Brasil quanto pela Leopoldo Bulhões. A Asfoc está colaborando com um carro de som que está circulando pelas comunidades anunciando o Fiocruz pra Você.

Para conseguir organizar os 20 mil visitantes previstos, o evento conta com a ajuda de um contingente de voluntários com cerca de 1800 pessoas, todos servidores ou terceirizados da própria instituição. A maioria dos voluntários é da Dirac, uma média de 400 pessoas. Eles são a maioria por sua característica de infra-estrutura e segurança. A ENSP participa da campanha com cerca de 200 voluntários que são principalmente do centro de saúde. "Todos os voluntários cadastrados receberão camiseta e alimentação. Essas pessoas podem participar em meia jornada ou jornada integral. O evento acontecerá de 8h às 17h", afirmou Leonídio.

Para Leonídio, merece destaque "a equipe de saúde bucal, o Nudec, com informações sobre dependências químicas e alcoolismo, o camelô educativo e o bazar da solidariedade do Dst/Aids, o Programa de Saúde da Família, oficinas de artesanato, atividades educativas de nutrição, estande de exames, orientação para o controle de doenças crônicas, dança de salão sênior do grupo Pasi, orientações sobre tratamento da água, grafite e pintura facial em crianças. Esse conjunto de atividades da parte da ENSP para o Fiocruz pra Você são realizadas pelo centro de saúde.

Com a participação da ENSP, foi possível articular atrações do entorno de Manguinhos como o Grupo Herança Negra e os projetos da Rede CCAP: Espaço Casa Viva, Música na Calçada e Exposição Arte Viver Manguinhos, que farão uma exposição com telas pintadas por jovens de Manguinhos. A Oficina Portinari, que também é ligada à Rede CCAP, produzirá uma tela de cerca de um metro e meio durante o evento.
As atividades acontecerão espalhadas por todos os locais do campus Fiocruz.

A meta nesta campanha de 2006 é ampliar a média de vacinação do ano passado. Para Leonídio, "esse será um momento de congraçamento, valorização da vida e aproximação. Temos de destacar a boa vontade e solidariedade das pessoas. A estratégia brasileira não só mantém o país livre da poliomielite, como também integra uma rede mundial para a manutenção da erradicação desta doença. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a poliomielite. Somente a prevenção, com a vacina, garante a imunização contra a doença", concluiu Leonídio.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos