Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Dia Mundial de População 2008 discute planejamento familiar

Em 1968, os líderes mundiais proclamaram que todos os indivíduos têm o direito humano básico de determinar livre e responsavelmente o número e o espaçamento de suas crianças. Quarenta anos depois, os métodos modernos de contracepção continuam fora de alcance para centenas de milhões de mulheres, homens e pessoas jovens.

Em 2008, o Dia Mundial de População, comemorado no dia 11 de julho, reafirma o direito que todas pessoas têm de planejar suas famílias. São encorajadas atividades, eventos e informações que possam ajudar a fazer desse direito uma realidade - especialmente para aqueles que usualmente têm mais dificuldade para conseguir acesso a informações e aos serviços de que necessitam para planejar suas famílias, como as pessoas marginalizadas e as pessoas jovens.

De acordo com Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), quando as pessoas conseguem planejar suas famílias, elas conseguem planejar suas vidas. Podem planejar maior acesso a oportunidades, mães e crianças mais saudáveis, a conquista da igualdade para as mulheres.

O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) é o organismo da ONU responsável por questões populacionais. Trata-se de uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos; apóia os países na utilização de dados sociodemográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza; contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/Aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.

Leia, nos links abaixo, mais matérias sobre o tema.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos