Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Saúde Escola: capacitação em preceptoria para criar residência médica

Uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunitária e o Ministério da Saúde trouxe, ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), médicos do Serviço de Medicina Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul. Os visitantes participaram de uma oficina nos dias 20 e 21 de junho, cujo objetivo foi instrumentalizar médicos do CSEGSF da ENSP, da UFRJ e da Secretaria Municipal de Saúde em conhecimentos relacionados à pratica da preceptoria, bem como torná-los multiplicadores das ações de formação de preceptores.

A oficina buscou capacitar os médicos das três instituições para receber a residência médica. De acordo com a pesquisadora do Centro de Saúde Escola, Elyne Montenegro Engstrom, há uma proposta para que o Centro receba médicos internos a partir do segundo semestre de 2008. Apesar de possuir a Residência em Saúde da Família, que é multiprofissional, a nova proposta prevê a criação de uma Residência Médica dentro da ENSP. "Em 2009, o Centro de Saúde irá receber residentes da UFRJ, e estamos pleiteando com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) a criação de uma residência dentro da Escola. Já enviamos a proposta e estamos aguardando a visita da comissão nacional para credenciar o programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunitária da ENSP".

Para a pesquisadora, além da capacitação, o momento serviu para a integração dos profissionais do Rio de Janeiro. "A UFRJ tem uma bagagem técnica boa, o município tem uma boa organização de serviço e o Centro de Saúde tem oito Equipes de Saúde da Família. Cada médico dessa equipe poderá ser um preceptor e receber um residente dentro da sua equipe. Além de nos capacitar, isso propiciou a integração dos profissionais e trouxe conteúdos novos, que terão seqüência", afirmou.


A parceria aprovada faz parte da integração do CSEGSF com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A Sociedade de Medicina Comunitária designou os núcleos estratégicos para a oficina, e o Centro de Saúde foi considerado uma unidade estratégica para atuar como multiplicador. Os profissionais da ENSP deverão fazer uma visita ao Rio Grande do Sul para conhecer os aspectos práticos do material apresentado no encontro. "Queremos conhecer o Grupo Conceição e construir um programa de residência medica de excelência na Escola".

Elyne também falou sobre o papel do preceptor. "O preceptor é o orientador de um médico. Ele está voltado para a pratica. Não é só um professor teórico; é um médico preocupado com os aspectos teóricos, mas também procura passar vivências praticas. O preceptor busca articular a assistência com o ensino", ressaltou.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos