Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Ministério autoriza mais 571 equipes de saúde bucal

O Ministério da Saúde levará o Brasil sorridente para mais 103 municípios brasileiros. No dia 30 de maio, foi publicada uma portaria que autoriza mais 571 equipes de saúde bucal em todo o país. Com as equipes já em ação, o total no país chega a 17.123.

As equipes podem ter dois formatos. Na modalidade 1, a equipe conta com um dentista e um auxiliar de consultório dentário, pela qual o município recebe R$ 1,7 mil mensais. Já na modalidade 2, a equipe é reforçada por um técnico de higiene bucal, com recurso para custeio de R$ 2,2 mil.

Além de possuir equipes de Saúde da Família implantadas, os municípios, para serem credenciados pelo Ministério da Saúde, devem apresentar um projeto especificando a área geográfica a ser coberta, com estimativa da população residente; descrevendo a estrutura mínima com que contarão as unidades de saúde onde atuarão as equipes de saúde bucal; definindo as ações mínimas do trabalho das mesmas equipes; apresentando uma proposta de fluxo de usuários para garantia de referências aos serviços odontológicos de maior complexidade; definindo o processo de avaliação do trabalho; e descrevendo a forma de recrutamento, seleção e contratação dos profissionais. Este projeto deve ser submetido à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e, se aprovado, é encaminhado à Secretaria de Atenção à Saúde, do MS.

Clique aqui e veja a situação em cada estado do país.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos