Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

'ENSP no Museu da Vida': cursos, oficinas e palestras fortalecem elos com a população

Durante as manhãs dos meses de maio e junho, a ENSP ocupará parte dos espaços do Museu da Vida com palestras, cursos e oficinas que complementarão a mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania. A idéia da Assessoria de Projetos Sociais da ENSP, ao ocupar as salas de aula e o auditório do Museu, além da sala de exposição, é divulgar as ações que vêm sendo realizadas pela Escola para as outras unidades do campus da Fundação e fortalecer sua participação junto à população que mora no entorno.

Além da exposição, já estão agendadas atividades para os participantes do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), desenvolvido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Dentre elas, um curso de 'Formação de agentes colaboradores contra a dengue', uma palestra com o tema 'Saneantes e cosméticos relacionados à Vigilância Sanitária', aulas de dança Sênior e uma mostra de vídeo-dança, além de cursos de educação ambiental e construção de brinquedos, utilizando materiais reciclados, com os representantes da Universidade Aberta do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP).

Nesse período, também será realizado o curso 'Cidadão informado: a saúde agradece', que é parte integrante da mostra cultural. De acordo com a analista de gestão da Assessoria de Projetos Sociais, Mayalu Matos, o curso, voltado para professores da rede pública e privada de ensino e profissionais de saúde, visa desenvolver conhecimentos para a compreensão da atuação da Vigilância Sanitária em seus diferentes âmbitos. "Por meio dessa iniciativa, queremos fomentar ações de formação continuada que envolvam a escola, a família e a comunidade", explica, lembrando que serão oferecidas 120 vagas, em quatro turmas de 30 alunos, e as aulas acontecerão às terças-feiras, das 9h às 12h.

A Assessoria de Projetos Sociais da ENSP comunica que ainda há horários livres dentro da grade de atividades da 'ENSP no Museu da Vida' e que todos podem participar com propostas e sugestões. "Nós queremos estimular as pessoas a colaborarem conosco, trazendo propostas e projetos de oficinas, cursos, palestras, pois ainda estamos montando a nossa programação. O nosso objetivo é levar as pessoas a conhecer a exposição de Vigilância Sanitária, que é muito educativa, e promover atividades naquele espaço", enfatiza

Todas as atividades realizadas no Museu da Vida serão voltadas também para o público externo e acontecerão às quartas, quintas e sextas-feiras dos meses de maio e junho no período da manhã.


Atividades já confirmadas:

- Curso 'Cidadão informado: a saúde agradece': terças-feiras, das 9h às 12h (120 vagas).

- Formação de agentes colaboradores contra a dengue: 14 de maio, às 13h.

- Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania - de terça a sábado, das 9h às 16h30, no Museu da Vida.

- Palestra 'Saneantes e cosméticos relacionados à Vigilância Sanitária' - 4 de junho, às 14h.

- Aula de dança Sênior e mostra de vídeo-dança - 25 de junho.

- Visitas ao Campus da Fiocruz - Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi).

- Oficina de construção de brinquedos com materiais reciclados e curso de educação ambiental - Universidade Aberta do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP).

Mais informações sobre inscrições, horários e temas das atividades ou envio de novas sugestões: projetossociais@ensp.fiocruz.br ou (21) 2598-2911. As vagas para as atividades são limitadas, e as inscrições devem ser feitas com antecedência.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos