Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Dengue triplica número de exames laboratoriais no Centro de Saúde

Como falar do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) sem falar de trabalho em equipe, esforço e dedicação? Enfrentar problemas e superar dificuldades fazem parte da rotina diária dos quase 200 profissionais que lá trabalham. Por causa do aumento do número de casos de suspeita de dengue no Rio de Janeiro nos últimos três meses, em especial na região de Manguinhos, o Laboratório de Análises Clínicas do CSEGSF também triplicou sua capacidade de produção, chegando a atender 120 pacientes por dia nesse mesmo período.

Com hora para começar e sem hora para terminar, a equipe do Laboratório do Centro de Saúde tem trabalhado, incessantemente, para não deixar a população sem atendimento. Depois de passar por uma grande reforma, época em que funcionou provisoriamente no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), o Laboratório retomou suas atividades no fim de 2007 e, já no começo de 2008, enfrentou, com sucesso, a sua primeira batalha: a epidemia de dengue.

Segundo a chefe interina do Laboratório, Riany da Silva Silveira, qualquer descrição da equipe, composta de quase dez profissionais, deve incluir, obrigatoriamente, duas palavras: dedicação e profissionalismo. "A nossa excelência e qualidade foi potencializada pela nova estrutura do Laboratório", comentou. A busca pela adequação do espaço físico e qualidade dos serviços prestados é uma ação baseada no trabalho de boas práticas em laboratórios, que foi implementado no Centro de Saúde ainda durante a gestão do atual presidente da Fiocruz, Paulo Buss, como diretor da ENSP (1988 a 2000).

"Cada novo curso e capacitação, realizados para os funcionários, abrem os olhos da equipe sobre diversas questões relacionadas ao trabalho, como a temperatura ideal do ambiente, o controle de ruídos, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), o descarte e recebimento de materiais, entre muitas outras", explicou Riany. Hoje, na Fundação, existe a Comissão de Laboratórios, ligada ao Sistema de Gestão de Qualidade da Fiocruz. Esse sistema faz parte de uma proposta de qualificação e certificação das unidades assistenciais da fundação, implementada pela Vice-Presidência de Serviços de Referência de Meio Ambiente da Fiocruz .


Sempre emocionada, Riany lembra do difícil período de troca da equipe do Laboratório e, também, da união e amizade que emergiram entre os membros da nova equipe no momento de dificuldade. "Descobri nessa equipe muito mais do que profissionais qualificados. Surpreendi-me com seres humanos sensíveis e dedicados a uma causa. Mesmo com o corpo cansado, trabalhávamos muito para realizar nosso desejo de sermos resolutivos", disse, complementando: "Foi muito bom ver que a nossa equipe era movida pelo espírito de cooperação mútua que havia em outras áreas de atuação do Centro de Saúde Escola".

A reforma do Laboratório trouxe satisfação não apenas para os usuários, mas também para os funcionários. "Agora, está tudo muito melhor e muito mais organizado. A sala de testes, que não era exatamente adequada, foi reformada e isolada, a sala de coleta foi ampliada, o processo de compra de material foi modificado e a produção assistencial foi informatizada. Além disso, outras normas técnicas também passaram a ser cumpridas, tornando o ambiente muito mais seguro para os pacientes e para o trabalho dos profissionais."


Na opinião de Riany, realizar o trabalho com qualidade e carinho é prática muito comum a todos os profissionais e reflete sua preocupação com os pacientes. "Buscamos sempre a humanização no atendimento. É importante que as pessoas que estão vivenciando um problema se sintam acolhidas. Essa é uma atitude muito incentivada pela chefia da unidade", enfatizou, lembrando a importância de os profissionais estarem sempre atualizando seus conhecimentos: "As sessões científicas do Centro de Saúde são um exemplo de educação permanente, capacitação e atualização dos funcionários em busca da melhoria da qualidade do atendimento prestado aos moradores de Manguinhos", concluiu Riany.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos