Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Centro de Referência Professor Hélio Fraga

Rio, 28/03/2024

Notícias

Especialização em Controle da Tuberculose: inscrições até 18/6

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão de Programas para o Controle da Tuberculose, oferecido pela ENSP por meio do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde de nível superior, no âmbito da tuberculose, para análise da situação epidemiológica; planejamento, promoção de ações e gerenciamento de programas de controle e vigilância epidemiológica. As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de junho e podem ser feitas na SigaLS.

Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, e o curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior que trabalhem em áreas de gerência ou coordenação de atividades de controle ou vigilância epidemiológica de pneumopatias de interesse sanitário, em especial a tuberculose.

A especialização, que tem carga horária total de 500 horas, é composta de cinco unidades de aprendizagem: Administração dos Programas de Pneumologia Sanitária em Especial a Tuberculose; Estudo e Prática de Trabalho de Campo; Gestão do Programa de Controle da Tuberculose; Políticas de Controle da Tuberculose em Populações Vulneráveis: em situação de rua, presídios e população indígena; Vigilância Epidemiológica: conceitos - indicadores - sistema de informação. O curso tem a coordenação de Mônica Kramer de Noronha Andrade e Thelma Battaglia Rezende.

A seleção acontecerá entre os dias 2 e 7 de julho e será realizada pela equipe multidisciplinar do CRPHF/ENSP por meio da análise de currículo dos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 12/7/2010 na SigaLS e também no mural do Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP. O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) oferece ajuda de custo para os alunos selecionados de outros estados para o curso, de acordo com legislação e regulamento da Instituição. Ele também dispõe de hospedagem/alojamento para os alunos selecionados.

voltar

Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Estrada de Curicica nº 2000 - Jacarepaguá
Tel.: (21) 2448-6814 - Fax: (21) 3417-4017 - E-mail: crphf@ensp.fiocruz.br