Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Paulo Amarante - Saude Mental, Reforma Psiquiatrica e Cidadania

O Homem e a Serpente: outras historias para a loucura e a psiquiatria.

Inspirado em uma fábula contada por Franco Basaglia, assim como em seu pensamento e ações, este trabalho introduz a discussão sobre o paradigma que instituiu a doença mental no campo dos saberes psiquiátricos e o asilo como o lugar da verdade médica sobre a loucura. Escrito em linguagem e estilo claros e acessíveis, o livro desenvolve-se em torno de algumas reflexões que têm como objetivo demarcar um campo epistemológico para a reforma psiquiátrica, no contexto teórico do debate contemporâneo dos saberes e das ciências.

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Psiquiatria Social e Reforma psiquiatrica.

Nesta obra o leitor encontrará especialistas da área discutindo a reforma psiquiátrica brasileira nos seguintes aspectos: comunidade terapêutica; psicoterapia institucional; psiquiatria de setor; psiquiatria preventiva e comunitária; psiquiatria democrática; território; cidadania e doença mental; desvio e marginalização; história da psiquiatria; epidemiologia; planejamento em saúde mental. Os textos repensam as teorias e subsidiam a necessária revisão da prática e, por isso, constituem-se numa ferramenta importante para os que se dedicam ao ensino e à pesquisa no âmbito da saúde mental e os que militam na busca da cidadania nesse setor.

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Ensaios: subjetividade , saude mental , sociedade.

Composta por textos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, clínicos, enfim, de diferentes abordagens relacionadas à área. O livro procura, em especial,
dar prosseguimento às questões suscitadas pelos pensadores Michel Foucault e Franco Basaglia, visando a provocar um debate acerca dos modos de subjetivação vigentes em nossa sociedade, assim como propor alternativas aos processos de patologização da experiência trágica da loucura. Destaque para um documento histórico sobre a visita que Olavo Bilac fez à seção de crianças do Hospício Nacional de Alienados, em 1905. Obra de fundamental importância, de conteúdo indispensável para estudiosos e leigos no assunto.

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Projeto Memoria da psiquiatria no Brasil

Fundação Oswaldo Cruz – Catálogo de periódicos não-correntes em psiquiatria da Biblioteca de Manguinhos

Coordenação: Paulo Amarante
Fiocruz / CICT / ENSP / Casa de Oswaldo Cruz / FAPERJ

 

Ano de lançamento: 2001

 

 

O CD-Rom aborda uma importante descoberta: um acervo raro de periódicos, sobretudo de não-correntes, existente na Biblioteca da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. O catálogo é dedicado aos periódicos encontrados, considerando sua importância histórica, na medida em que esse acervo, praticamente desconhecido do grande público pesquisador, tem publicações raras, dificilmente encontradas em outras instituições.

 

No banco de dados constam principalmente artigos cujos autores puderam ser nomeados, ao mesmo tempo em que não foram incluídas algumas seções, tais como editoriais, resenhas e notícias, por exemplo, que são muito importantes para o registro de eventos, posicionamentos políticos e ideológicos, mas que, por questão metodológica, não foram inseridos no CD-Rom.

 

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)



Loucos pela vida: a trajetoria da reforma psiquiatrica no Brasil

O leitor é levado a conhecer a história e os rumos do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil, considerado uma das mais inovadoras iniciativas contemporâneas de transformação do paradigma psiquiátrico. Os movimentos antimanicomiais são mostrados de perto, de maneira mais profunda, situados em seu contexto histórico, político e social. Resultante de pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, o livro abre caminho para a construção de outras possibilidades para as pessoas portadoras de sofrimento psíquico, como novos sujeitos de direito e de cidadania.

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ATUAIS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor