Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Paulo Amarante - Saude Mental, Reforma Psiquiatrica e Cidadania

CD ROM Projeto Memoria da Psiquiatria no Brasil

É um acervo que interessa a todos que têm como objeto de pesquisa temas pertinentes ao campo da psiquiatria, psicologia e saúde mental, e aos que pertencem às áreas de saúde coletiva, história, filosofia, antropologia, sociologia e, enfim, das humanidades em geral.

 

O trabalho compreende o período que vai do início do século XX quando tivemos a criação do primeiro periódico brasileiro na área da psiquiatria, que é o Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Sciencias Affins em 1905, até a década de 1960 quando se encerra a publicação dos periódicos que compõem o catálogo.

 

Publicado por: Paulo Amarante em: 05-05-2006 às: 00:00

Comentarios (1)



Projeto Memoria da psiquiatria no Brasil

Fundação Oswaldo Cruz – Catálogo de periódicos não-correntes em psiquiatria da Biblioteca de Manguinhos

Coordenação: Paulo Amarante
Fiocruz / CICT / ENSP / Casa de Oswaldo Cruz / FAPERJ

 

Ano de lançamento: 2001

 

 

O CD-Rom aborda uma importante descoberta: um acervo raro de periódicos, sobretudo de não-correntes, existente na Biblioteca da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. O catálogo é dedicado aos periódicos encontrados, considerando sua importância histórica, na medida em que esse acervo, praticamente desconhecido do grande público pesquisador, tem publicações raras, dificilmente encontradas em outras instituições.

 

No banco de dados constam principalmente artigos cujos autores puderam ser nomeados, ao mesmo tempo em que não foram incluídas algumas seções, tais como editoriais, resenhas e notícias, por exemplo, que são muito importantes para o registro de eventos, posicionamentos políticos e ideológicos, mas que, por questão metodológica, não foram inseridos no CD-Rom.

 

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor