Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Paulo Amarante - Saude Mental, Reforma Psiquiatrica e Cidadania

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. Em todo o país são realizadas centenas de atividades científicas, culturais, políticas no sentido de despertar na população uma consciência crítica sobre a violência das práticas manicomiais ainda tão fortes e presentes no Brasil que tem quase 50 mil "leitos" psiquiátricos. Procure saber em sua cidade onde são realizadas as atividades e participe. Vamos lutar para acabar com os manicômios! 

Publicado por: Paulo Amarante em: 17-05-2006 às: 00:00

Comentarios (1)



CD ROM Projeto Memoria da Psiquiatria no Brasil

É um acervo que interessa a todos que têm como objeto de pesquisa temas pertinentes ao campo da psiquiatria, psicologia e saúde mental, e aos que pertencem às áreas de saúde coletiva, história, filosofia, antropologia, sociologia e, enfim, das humanidades em geral.

 

O trabalho compreende o período que vai do início do século XX quando tivemos a criação do primeiro periódico brasileiro na área da psiquiatria, que é o Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Sciencias Affins em 1905, até a década de 1960 quando se encerra a publicação dos periódicos que compõem o catálogo.

 

Publicado por: Paulo Amarante em: 05-05-2006 às: 00:00

Comentarios (1)



Doutor Honoris Causa

Em 10 de novembro de 2005, na Plaza do Congreso, em Buenos Aires, Paulo Amarante recebeu das m?os de Hebe de Bonafini, Presidente da Associac?o das Madres da Plaza de Mayo, o Titulo de Doutor Honoris Causa por seu trabalho contra a violencia das instituic?es psiquiatricas e pelo fim dos manicomios no Brasil e na America Latina.

Publicado por: Paulo Amarante em: 18-04-2006 às: 00:00

Comentarios (1)



Guia de fontes e catalogo de acervos e instituic?es para pesquisas em saude mental e assistencia psiquiatrica no estado do Rio de Janeiro.

TEXTO....

Publicado por: Paulo Amarante em: 07-03-2006 às: 00:00

Comentarios (1)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor