Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Inovac?o & colaborac?o

Competencias necessarias para usar tecnologia em sala de aula

Quais as competências e conhecimentos necessários para usar tecnologia (internet), em sala de aula? Se você é professor ou professora, já deve ter se perguntado isso. Se você já usou alguma ferramenta como o Google Earth nas suas aulas, deve estar se perguntando como melhorar? E para quem nunca teve essa oportunidade, deve estar mais “perdido” ainda, sem saber como começar.

Essa é uma das perguntas que me fazem com freqüência, professores querendo usar internet e tecnologia como apoio nas suas aulas, mas sem saber como fazer para implementar os recursos e organizar o seu plano de ensino. Até pouco tempo atrás, bastava saber montar as aulas no PowerPoint que era suficiente, mas hoje a demanda está muito maior! 

Segue abaixo uma pequena lista com os recursos que devem ser evidenciados no seu estudo:

  • Usar de maneira eficiente uma ferramenta de busca: Quando você precisa pesquisar material para aulas, muito provavelmente deve recorrer ao Google. Saiba que a busca no Google, pode ser melhor executada com o uso de operadores de pesquisa, que filtram de maneira surpreendente os resultados e podem trazer conteúdo interessante para as suas aulas. Qualquer professor que precise preparar material para aulas, deveria conhecer e aplicar esses operadores, na busca por material para ilustrar e enriquecer suas aulas. Além disso, existem opções como o próprio Google Acadêmico.
  • Conhecer e usar redes sociais: As redes sociais podem trazer ainda mais conteúdo para quem precisa estar sempre pesquisando. Redes como o del.icio.us permitem que você pesquise pelos favoritos que outros usuários com interesses semelhantes aos seus, salvaram e acham importante. Esse tipo de pesquisa trás resultados diferentes da pesquisa do Google. Ainda temos uma infinidade de redes como o SlideShare e teacherTube.
  • Saber como funcionam Blogs e Wikis: Os responsáveis por boa parte do conhecimento gerado no meio acadêmico são professores e pesquisadores que publicam comentários e atualizações sobre suas pesquisas, nas mais variadas áreas em Wikis e Blogs. Um professor que queira usar internet como apoio, deve saber como usar esses sistemas em proveito das suas aulas, quem sabe até usar ele como ponte para trazer o pesquisador para a sua sala de aula, mesmo que de maneira virtual.
  • Conhecer e usar RSS: O RSS é uma ferramenta extremamente poderosa para quem gera conteúdo! Os professores que usam com eficiência esse recurso podem acompanhar atualizações em web sites de maneira automática. Assim você estará sempre atualizado nos assuntos relacionados a sua aula.
  • Saber como funciona e internet: Não leve essa recomendação ao pé da letra, você não precisa conhecer os protocolos de transmissão de dados, mas sim a maneira como as coisas acontecem na internet e como ela revoluciona a educação. Por exemplo, saber o que são os sistemas LMS como o Moodle, podem evitar que você seja surpreendido quando a sua instituição de ensino comece a usar ensino semipresencial. Muitos docentes ainda ficam distantes do computador como ferramenta de estudo, se limitando apenas a usar o e-mail. Se esse é o seu caso, mude a sua mentalidade o mais rápido possível!

Bem, acho que isso resume bem as competências e conhecimentos necessários para os professores que queiram usar tecnologia como apoio em suas aulas. Repare que as recomendações levam para a criação do ambiente pessoal de aprendizagem.

Pronto! Agora você já sabe por onde começar. Agora é só colocar a mão na massa e adaptar o seu plano de ensino, para usar tecnologia.

Lembre que o número de alunos que usa internet, pelo menos para entretenimento está crescendo. O avanço da economia está fazendo com que cada vez mais pessoas comprem seu primeiro computador. Em pouco tempo, isso será sentido em sala de aula. Basta um professor começar a usar internet como apoio, que os alunos começam a perguntar para os outros professores “Por que sua aula não está na internet também?”. Qual será a resposta do professor?

Post do blog :www.colaborativo.org/blog/ , escrito por Allan Brito.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 22-05-2008 às: 18:42

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Meu twitter

http://twitter.com/anapaulabm

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 10-04-2008 às: 13:09

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Como buscar no Google arquivos pelo tipo (.doc,.xls,.pdf e outros)

O buscador Google oferece o recurso de se fazer buscas apenas em determinados tipos de arquivos.

Por exemplo, para buscar apresentações, formato Microsoft Power Point, que falem sobre dengue podemos usar as seguintes especificações: 

dengue filetype:ppt

Ou então, a mesma busca, para arquivos no formato pdf

dengue filetype:pdf

Você pode usar qualquer tipo de extensão que existir: doc, xls, ods, odt, txt, dwg, ....

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 26-03-2008 às: 16:47

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Crie animac?es em flash online

The Effect Generator_1205792607921EffectGenerator é um serviço para você criar animações em Flash. Ele disponibiliza as mais diversas ferramentas com recursos completos como botões, slideshows, efeitos de texto e outros, para você obter o resultado desejado. O serviço ainda permite escolher entre vários efeitos, movimentos, tipo da animação, além de possibilitar a inserção de arquivo de áudio. Crie animações em Flash de forma simples, com inúmeras opções para você produzir o que quiser.

 < Acesse aqui o site do EffectGenerator >

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 22-03-2008 às: 21:33

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Novas ferramentas para professores e gestores no Moodle 1.9

O Moodle ganhou uma atualização na última semana e estamos junto a equipe técnica da Rede Fiocruz preparando a atualização da nossa versão atual, que já é muito antiga (1.6), no servidor de testes  antes de implementar a versão 1.9 em ambiente de produção.  As melhorias estão relacionadas ao código fonte, mas algumas são mais visíveis ao usuário final. Resolvi mostrar algumas delas aqui nesse artigo, para exemplificar algumas das melhorias.
Na parte de instalação, que não é usada por professores, apenas pelos administradores do sistema, já podemos perceber uma das maiores mudanças em termos visuais. Agora é possível usar bordas arredondadas nos temas. Isso deixa a interface mais agradável, por padrão. Caso você quisesse esse visual para seus cursos, teria que fazer alterações no código.
Um recurso para facilitar a vida de professores e tutores é que cada aluno ou curso pode receber anotações personalizadas. Essas anotações são divididas em três categorias, como mostra a imagem abaixo:
 Site Notes: Os textos adicionados aqui podem ser visualizados em todo o Moodle. Por exemplo, uma observação feita por um professor aqui, pode ser visualizada por professores de outras disciplinas ou cursos.
Course Notes: Aqui temos anotações que ficam restritas apenas a um curso ou disciplina. Apenas os professores ou tutores da mesma disciplina podem visualizar o conteúdo.
Personal Notes: Para finalizar temos as anotações individuais, visíveis apenas para o autor do texto. Assim um professor pode fazer observações individuais sobre um aluno.
Por último, um recurso interessante que potencializa o Moodle como uma rede social para educação, cada perfil de usuário (cadastro) agora pode receber as famosas tags. No perfil isso é chamado de “Lista de interesses”, os alunos devem adicionar as palavras separadas por vírgulas.
 Essas são apenas algumas das novidades do Moodle 1.9, assim que for descobrindo mais coisas eu publico aqui . 

Fonte: http://www.colaborativo.org/

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 18-03-2008 às: 15:03

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Dica do dia: Google Docs

O Google Docs é um programa de planilhas e processamento de palavras baseado na web que torna a colaboração mais eficiente. Ele permite que você mantenha um documento on-line que outras pessoas da sua organização possam editar e atualizar simultaneamente a partir de seus próprios navegadores, de modo que você não precisa controlar os anexos nem quem tem a última versão de um arquivo. Várias pessoas podem efetuar alterações ao mesmo tempo, além de visualizar as alterações de outros usuários em tempo real. Cada revisão é salva automaticamente para você, assim é possível ver quem modificou o quê e quando, e reverter para uma versão mais antiga em qualquer ponto.

É muito fácil lidar com os arquivos no Google Docs. Para iniciar a partir de um arquivo existente salvo no seu computador, basta carregar o documento e iniciar do ponto em que você parou. Para trabalhar em documentos off-line, ou distribuí-los como anexos, salve uma cópia do arquivo do Google Docs em seu computador no formato mais adequado para você. Independentemente de você fazer upload ou download, toda a formatação será preservada.

Da mesma forma como com os outros serviços do Google baseados na web, não há necessidade de download ou instalação de um software separado. Para usar o Google Docs, você precisa somente de um computador conectado à internet com um navegador padrão.

 

Perfil resumido

  • Criação de documentos on-line – crie novos documentos a partir do zero, ou carregue documentos salvos a partir do seu computador. Edite seus documentos a partir de qualquer computador conectado à internet.
  • Colaboração em tempo real – trabalhe em documentos simultaneamente com outras pessoas convidadas por você, mesmo que não estejam no mesmo local.
  • Histórico de revisão – as alterações individuais são mantidas para que você possa ver o que foi adicionado e excluído, por quem e quando.
  • Ferramentas de pesquisa – da mesma forma que no Gmail, com o Google Docs, você dispõe da tecnologia da pesquisa do Google para localizar um documento que não é editado há meses.
  • Segurança e privacidade – você escolhe quem pode visualizar seu documento e quando. Outros usuários poderão acessar somente o seu documento ou planilha se você adicioná-los à lista de colaboradores ou visualizadores ou se você decidir publicar o documento. Os administradores podem definir restrições para o compartilhamento de documentos internos e externos.
  • Integração – os usuários podem acessar os seus arquivos do Google Docs diretamente da página inicial da sua empresa. Além disso, a API de dados do Google Docs permite que outros aplicativos mostrem e atualizem o conteúdo das planilhas.
  • Navegadores compatíveis – Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Mozilla e Netscape.
  • Idiomas compatíveis – Alemão, búlgaro, catalão, chinês (simplificado), chinês (tradicional), coreano, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, filipino, finlandês, francês, grego, hindi, holandês, húngaro, indonésio, inglês (EUA), inglês (Reino Unido), italiano, japonês, letão, lituano, norueguês, polonês, português (Brasil), português (Portugal), romeno, russo, sérvio, sueco, ucraniano, tailandês, tcheco, turco, vietnamita.

 

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 15-03-2008 às: 00:20

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Como sera a tecnologia da informac?o daqui a dez anos, segundo Bill Gates

Fundador da Microsoft prevê novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores.
A próxima década vai trazer ainda mais avanços em software e computação do que se observou nos últimos 10 anos, possibilitando novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores, previu o presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, nesta quinta-feira (13/03).

As mudanças na tecnologia serão “muito substanciais” e vão permear todas as facetas da vida, disse o fundador da MS. Segundo Gates, os PCs e softwares já mudaram a forma como as pessoas tiram fotos e compram músicas, mas outras indústrias serão afetadas nos próximos anos.

Confira as principais previsões de Gates para a próxima década:

TV + internet
A TV vai se casar com a internet, permitindo notícias e comerciais personalizados. As pessoas vão assistir mais filmes feitos em casa na TV, e os aparelhos de TV e computadores serão cada vez mais conectados. A televisão será “algo totalmente diferente”, disse ele.

Telefones inteligentes
Os aparelhos de telefone cada vez mais serão capazes de processar vídeo, e-mail e outras mídias digitais. O reconhecimento de voz vai permitir aos usuários de telefone pedir informações como o restaurante mais próximo.

Software como serviço
Mais e mais softwares serão oferecidos como serviço pela internet, em vez de ficarem hospedados nos computadores.

Dispositivos de entrada
Os usuários de computadores terão mais opções para inserir informações, além do mouse e do teclado. Softwares de voz e escrita manual vão ganhar popularidade. Os computadores vão deixar o formato convencional, com reconhecimento de voz e câmeras com sensor de movimento permitindo aos usuários controlar telas embutidas em mesas e telas brancas.

Escola digital
Mais escolas vão trocar livros escolares por tablet PCs que armazenam dezenas de livros. Novos tipos de materiais escolares vão incluir vídeo e outras mídias.

Computação 3D
As companhias e agências do governo vão abraçar a computação tridimensional, oferecendo aos usuários novas formas de interagir com mundos virtuais. Estudantes vão cada vez mais usar softwares para simular experimentos.

“De uma forma geral, podemos dizer que trabalhadores da informação... ainda não estão equipados para colaborar da forma que deveriam”, disse Gates. “Acho que a oportunidade é maior que nunca”.

Gates se mostrou otimista sobre o futuro da indústria de tecnologia, mesmo com as questões sobre a economia norte-americana. O executivo voltou a pedir mais vistos de imigração, para aumentar a mão de obra qualificada no país.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 13-03-2008 às: 21:24

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Anvisa usa BI para controle efetivo da saude publica

Órgão de fiscalização adotou a ferramenta de business intelligence e a cada cerca de cinco meses disponibiliza mais um tipo de relatório para áreas e hospitais da rede SUS.

Por ano, 12 milhões de pessoas são internadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda não estão em funcionamento um sistema que identifique quais foram os pacientes que foram a qual hospital, se precisaram ser reinternados, mas em outra unidade e assim por diante.

Mas isso está perto de acabar, porque no final de 2003 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) percebeu a necessidade de adotar um sistema que ajudasse a instituição a atuar de forma preventiva na saúde pública. Leia a matéria completa aqui.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 31-10-2007 às: 00:00

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MYPICTR

Sabe quando você precisa de uma foto pra completar aquele cadastro em um site?
A maioria pede “por favor, envie nas dimensoes 130×130″ “80×80″ “75×50″ … etc..

Depois de uns minutos escolhendo a tal foto, você precisa do seu Photoshop,  Fireworks … whatever, pra redimensionar a foto e mais: apenas a sua cara.
Entao nao basta um resize, tem que dar CROP. e ainda depois a foto não fica certinha, né? Um saco!

É por isso que esse site:
http://mypictr.com
é uma mão na roda!
Tanto para os leigos e não leigos..

Você faz um avatar p/ o Orkut, Facebook, MySpace, Flickr e vários outros .. rapidinho!
- Dá upload
- Escolhe o site do cadastro no menu ou coloca as dimensoes manualmente.
- Leva o quadrinho pra parte onde vc quer que a foto seja cortada. Use o zoom pra ajustar do tamanho certo e ..
Pronto. Salve pro seu hd e fim de papo.

Merece ficar aí no seu bookmark.

Post retirado do blog: http://www.mitcha.com.br

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 02-10-2007 às: 00:00

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Objetos de Apredizagem

Na quinta-feira (20/07) eu e a Rosane participamos de uma aula falando sobre objetos de aprendizagem na disciplina "Tecnologias Educacionais em Saúde" de mestrado e doutorado da ENSP.

Estou disponibilizando a apresentação e os exemplos de objetos de aprendizagem abaixo:

Apresentação


Exemplos citados na apresentação:

Cartão de pesagem da criança
Fonte: Curso de Vigilância Nutricional - EAD/ENSP

Vídeo
Fonte: Curso de Vigilância Nutricional - EAD/ENSP (Produção do Departamento de Comunicação em Saúde/CICT/Fiocruz)

Exercício da balança
Fonte: Curso de Vigilância Nutricional - EAD/ENSP

Situação problema
Fonte: Repositório do Campus Virtual de Saúde Pública Brasil - http://brasil.campusvirtualsp.org/repositorio

Vídeo tutorial
Fonte: Repositório do Campus Virtual de Saúde Pública OPAS - http://campusvirtualsp.org/repositorio



Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 25-09-2007 às: 00:00

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Os medicos e a Web 2.0.

Você sabia que os médicos são mais do que consumidores na hora de usar outras tecnologias para acessar informação? Uma nova pesquisa do Manhattan Research, "Médicos e a web 2.O" (em inglês) afirma que os profissionais da área médica estão utilizando as tecnologias da Web 2.0 - podcasting, redes de contato social, vídeos online e blogs - em grande escala. Na verdade, o estudo revelou que mais de 25.000 médicos estão ativos na web, lendo e postando em blogs. Além disso, mais de 80.000 médicos participam de comunidades online. Para eles, o cenário virtual representa um meio interativo para a troca de informações e experiência.

 
E não são somente os doutores jovem que estão aumentando na Internet - a matéria afirma que gerações anteriores de médicos mais experientes pretendem dividir suas idéias e convicções através da interatividade.
 
 
Pense em todas as maneiras inovadoras pelas quais você poderia adquirir conhecimento sobre saúde, medicina e diagnósticos com esses médicos. Você também pode cirar suas próprias estratégias para tornar essas informações disponíveis na rede em novos formatos. Agora é a hora, já que seu médico não está disponível só nos consultórios.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 20-09-2007 às: 00:00

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O que e networking?

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 06-09-2007 às: 00:00

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Formularios Inteligentes na Intranet

Os Formulários da Intranet ENSP estão sendo padronizados de acordo com normas estabelecidas através de portaria publicada pela Presidência da Fiocruz. A importância da padronização é a preservação da identidade visual única de documentos, estabelecida pela Fiocruz para todas as Unidades. Além da padronização, os formulários, agora postados em formato PDF, são considerados “inteligentes” porque podem ser preenchidos on line e impressos diretamente. Vocês podem conferir o novo procedimento na entrevista da intranet aqui

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 02-09-2007 às: 00:00

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Saude movel - Pocket PCs, tablets e celulares em rede Wi-Fi permitem aos medicos acompanhar os sinais vitais dos pacientes em tempo real

Através de dispositivos móveis como um PDAs, tablet PCs ou celulares acessando uma rede sem fio wi-fi, médicos podem acompanhar seus pacientes consultando seus prontuários eletrônicos os invés de usar a antiga prancheta.  O sistema pode permitir que o médico visualize as imagens de exames recentes e todo o histórico do paciente.

O Instituto do Coração (InCor), hospital referência em cirurgias cardíacas na América Latina,  utiliza tais soluções de mobilidade. Leia mais sobre o assunto na matéria publicada na revista Info Corporate.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 02-09-2007 às: 00:00

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Ja imaginou levar o google para qualquer lugar?

Gphone, este é o nome do celular que a Google está para lançar em setembro para concorrer com o iphone da Apple.   

Os aparelhos serão habilitados com tecnologias da Google, como um sistema de monitoramento GPS, o serviço de mapas GoogleMaps e os aplicativos Docs e Gmail.  A melhor das notícias é que será vendido como um aparelho de telefonia de baixo custo. Leia a notícia completa no site Globo.com

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 30-08-2007 às: 00:00

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DOWNLOAD OFICIAL MESSENGER LIVE 8.5

 

 
Ainda nao sei do release em portugues..
 
e pra quem tiver dificuldade  nesse momento  de conectar o msn .. com o 8.5 ta na boa ..
 
E tb ja saiu o patch pra tirar todas as propagandas escrotas..
 

 

 

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 31-05-2007 às: 00:00

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Forum de discuss?o! O novo servico da Intranet ENSP

Os Fóruns de discussão deverão substituir, aos poucos, as diversas listas de discussão espalhadas pelos vários setores da ENSP. As listas têm função de enviar informações para determinados grupos sobre assuntos de interesse comum. O problema é que, volta e meia, os assuntos discutidos também podem interessar a outros grupos de trabalhadores. Os fóruns, por sua vez, são ferramentas destinadas a promover debates, através de mensagens, que podem ser compartilhadas por todos os trabalhadores que acessam a Intranet ENSP. A vantagem é que as mensagens não ficam espalhadas em caixas de e-mails individuais, como nas listas de discussão. No fórum, as mensagens são organizadas por tópicos e assuntos, que serão armazenadas em banco de dados, podendo ser recuperadas, a qualquer momento, pelo usuário através de uma busca. Conheça todas as possibilidades da ferramenta de fórum acessando o manual que está publicado na Intranet ENSP em Documentos/Documentos gerais/Treinamentos/Manual Fórum Intranet, ou acesse aqui.

Qualquer usuário pode criar um fórum!

Para acessar diretamente o fórum, vá no menu à esquerda e clique em fóruns.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 31-05-2007 às: 00:00

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Programas lgratuitos que n?o podem faltar em seu computador

Segurança:

Antivírus AVG : http://free.grisoft.com/doc/1
Antispyware SpyBot http://www.spybot.info/
Proteção contra invasões Zone Alarm http://www.zonealarm.co

Compactação de arquivos:

Filzip http://www.filzip.com/
7-Zip (http://www.7-zip.org

Visualizar pdfs

http://www.foxitsoftware.com

Criar pdfs

PDF995 http://www.pdf995.com/

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 20-04-2007 às: 00:00

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Criando arquivos em formato pdf de graca!

Para converter arquivos para pdf uma opção é o doPDF5.0. Roda em Windows 2000, XP e Vista.

Gratuito, pode ser baixado de http://www.dopdf.com/

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 18-04-2007 às: 00:00

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Tecnologia e vida

A tecnologia mudando a vida de um menino. Fantasia ou realidade? Depende, é claro. Clique aqui para ver um filme da Telefónica.  Esse filme é de uma série da Fundação Telefônica  na campanha "O futuro como eu sempre quis", de apoio à educação, à criança e ao adolescente.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 10-04-2007 às: 00:00

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DICAS RAPIDAS PARA CONSTRUIR WEB SITES ACESSIVEIS

  • Imagens e Animações. Use o atributo alt para descrever a função de cada elemento visual.
  • Imagemaps. Use mapas client-side (o tag map) e texto para as regiões clicáveis.
  • Multimídia. Inclua legendas e transcrições para o audio, e descrições para o vídeo.
  • Híperlinks. Utilize texto que faça sentido fora do contexto. Evite a frase "clique aqui".
  • Organização da Página. Use cabeçalhos, listas e uma estrutura consistente. Use CSS para layout e estilo sempre que possível.
  • Gráficos e Diagramas. Sumarize o conteúdo ou use o atributo longdesc.
  • Scripts, applets e plug-ins. Para o caso de estarem desabilitados ou de não serem suportados pelo browser, forneça conteúdo alternativo.
  • Frames. Use o tag noframes e empregue títulos significativos.
  • Tabelas. Torne compreensível a leitura linha a linha. Resuma.
  • Valide seu trabalho. Use as ferramentas, checklist e os guias disponíveis em http://www.w3.org/TR/WCAG.

Veja o guia completo em www.w3.org/WAI/

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 05-04-2006 às: 00:00

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Blogs e disseminac?o de pesquisa

Você pode não acreditar, mas o Blog pode ser utilizado como  uma poderosa ferramenta de disseminação de conhecimento na área de pesquisa.

Jill Walker, professora e pesquisadora da Universidade de Bergen na Noroega, recebeu o prêmio de excelência em disseminação de pesquisa da Meltzer Foundation pelas atividades desenvolvidas no seu blog Jill.txt.

Algumas  pessoas ainda apresentam resistência na utilização dos Blogs. A ferramenta ainda é vista por muitos apenas como um diário virtual. São grupos que se dividem em aqueles que ignoram a existência ou minimizam a importância dos blogs (inclusive na área de pesquisa), outros que utilizam, mas  não acreditam na importância de manter um blog de pesquisa  e acabam desistindo da atividade abandonando seu blog e outros ainda, como Jill Walker que acreditam que os Blogs estão entre as soluções poderosas de comunicação e compartilhamento de conhecimento.

Jill  obteve o reconhecimento merecido deixando bem claro com seu trabalho a importância que os blogs podem ter na academia.

Possuímos essa poderosa ferramenta ! Ela é nossa e é de graça! Utilize !vamos compartilhar !

 

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 22-03-2006 às: 00:00

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Samsung anuncia RAM de 8 GB

Se você chega na rodinha já falando que seu PC tem um GB de memória RAM, pode abaixar a bola. A Samsung anunciou na Coréia um novo módulo de memória com espantosos 8 GB (!!!).

Tecnicamente, o par de pentes utiliza quatro chips padrão FB-DIMM (que conta com arquitetura de 80 nanômetros) com 2 GB cada. Ainda que seja indicado para servidores, o lançamento pode muito ser usado por tarados multimídia.

Fonte: Tech Guru

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 12-12-2005 às: 00:00

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Multicomunicador Meebo

O Meebo (http://www.meebo.com/)  é um comunicador instantâneo multiprotocolo que funciona online utilizando a tecnologia AJAX*.  Você pode utilizar os seguintes messengers através dele ICQ, Yahoo Messenger , MSN e AIM. Basta entrar na página, colocar os dados relativos ao comunicador que deseja usar e clicar em sign on. Pronto!  Em instantes estará utilizando seu msn, icq e outro que desejar.

* Saiba tudo sobre AJAX neste link.

 

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 09-12-2005 às: 00:00

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Para quem ainda n?o sabe colocar uma imagem ou foto no Blog !

Você pode colocar uma foto ou imagem seu Blog, mas fique atento!

Só podem ser enviadas imagens com extensão .jpg !

Para enviar uam imagem, basta clicar no botão procurar em Adicionar Imagem . Localize a imagem em seu computador e clique em enviar. Pronto! Qualquer dúvida, utilize o Fale conosco para enviar sua dúvida. Teremos o maior prazer em atendê-los.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 14-11-2005 às: 00:00

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E vc? Ja fez tem seu Blog?

Pra quem ainda não sabe o que é um Blog eu vou tentar explicar. Blog é um site pessoal.  Uma maneira fácil e rápida de expor suas idéias, habilidades, pensamentos e etc.

O Blog da ENSP é um espaço onde você pode também mostrar seu talento, suas atividades na instituição ou habilidade que as pessoas ainda não conhecem.  É... você que fica aí escondidinho dentro da sua salinha ! Essa é a uma oportunidade de mostrar aquele seu talento escondido. Comunique-se através do Blog, este espaço é livre e todo seu!  Portanto, não esqueça de algumas regrinhas básicas para não fazer feio. Abaixo, seguem algumas delas:

• Antes de criar um blog, leia atentamente os Termos de Uso.

• Se for publicar uma foto, texto, áudio e vídeo, mesmo que os autores sejam “anônimos” ou “desconhecidos, dê sempre crédito aos autores. É fundamental fazer a citação da fonte ou do autor para se evitar infringir a Lei.

• Nunca publicar no blog boatos eletrônicos nem textos que possam ser ofensivos, pois pode configurar crime de difamação ou calúnia.

• Não publicar imagens que possam configurar atos obscenos, pois é crime. Nem “aquele dedo”, nem mesmo sendo o seu.

• Somente publicar fotografias com uma condição: com autorização do fotógrafo e das pessoas que aparecem na imagem. As imagens não podem sem nem obscenas e nem ofensivas.

• Não criar blogs ensinando a fazer ligações clandestinas de serviços, cópias ilegais de produtos ou qualquer outro ato ilícito. Isso configura apologia ao crime.


• Não utilizar termos que possam ser considerados racistas, criticando alguém por causa de sua cor, pois é um crime muito grave.
• Não passar para frente boatos eletrônicos.

• Não criar blogs ensinando a fazer ligações clandestinas de serviços, cópias ilegais de produtos ou qualquer outro ato ilícito. Isso configura apologia ao crime.

• Se for vender algo, utilize os classificados. Em breve estará disponível na intranet!





Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 14-11-2005 às: 00:00

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MENSAGENS ATUAIS


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