Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Inovac?o & colaborac?o

Saude movel - Pocket PCs, tablets e celulares em rede Wi-Fi permitem aos medicos acompanhar os sinais vitais dos pacientes em tempo real

Através de dispositivos móveis como um PDAs, tablet PCs ou celulares acessando uma rede sem fio wi-fi, médicos podem acompanhar seus pacientes consultando seus prontuários eletrônicos os invés de usar a antiga prancheta.  O sistema pode permitir que o médico visualize as imagens de exames recentes e todo o histórico do paciente.

O Instituto do Coração (InCor), hospital referência em cirurgias cardíacas na América Latina,  utiliza tais soluções de mobilidade. Leia mais sobre o assunto na matéria publicada na revista Info Corporate.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 02-09-2007 às: 00:00

Comentarios (0)



Internet n?o pode substituir diagnostico medico, diz estudo

Apesar de ter aspectos positivos, pode levar à perda de autoridade e desprofissionalização da medicina

O uso da internet pelos pacientes é um caminho sem volta e, apesar de ter aspectos positivos, pode levar à perda de autoridade e desprofissionalização da medicina. Um estudo de revisão bibliográfica sobre o assunto, que está sendo pesquisado pela doutoranda da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Helena Garbin, mostra que as opiniões sobre o assunto são antagônicas.

Ela analisou 15 trabalhos, que envolveram 33 autores de 18 universidades. Todos os artigos analisavam quais as consequências que o fenômeno do paciente "expert" pode ter sobre a profissão médica e a medicina tradicional. Há pelo menos três posições bem definidas sobre o tema.

Autores mais radicais entendem que a aquisição de informações sobre saúde pelo paciente, via internet, abala o status e a autoridade do médico. Outros argumentam o oposto, que a disseminação pela rede das pesquisas e de novos tratamentos acaba fortalecendo ainda mais a prática médica, já que os pacientes vão em busca de profissionais mais atualizados. Um terceiro grupo de artigos fica num nível intermediário, ora preservando, ora condenando o médico.

O presidente da Associação Médica Brasileira, José Gomes do Amaral, considera positiva a busca de informações sobre saúde e doença na internet. Mas ressalta que muitas fontes na rede não são confiáveis e o paciente não tem capacidade para fazer essa avaliação.

"Na internet o que existe são informações. O que o médico faz ao longo de sua formação é aprender a usá-la, daí é que reside a complexidade da formação médica", disse Amaral. Por isso, como a medicina avança numa velocidade cada vez maior e as informações acessíveis a todos se multiplicam, a consulta com um médico continua sendo imprescindível.

"No momento de discernir o que é mais importante e colocar peso nas novidades que surgem está a função do médico", afirmou.

A autora do estudo, Helena Garbin, aponta aspectos positivos e negativos do uso da internet. Ela acredita que, no Brasil, esse fenômeno ainda vá crescer muito, porque apenas 16% dos lares brasileiros, segundo o IBGE, possuem internet.

Fonte: Agência do Estado

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 05-03-2009 às: 11:09

Comentarios (0)



Tecnologia e vida

A tecnologia mudando a vida de um menino. Fantasia ou realidade? Depende, é claro. Clique aqui para ver um filme da Telefónica.  Esse filme é de uma série da Fundação Telefônica  na campanha "O futuro como eu sempre quis", de apoio à educação, à criança e ao adolescente.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 10-04-2007 às: 00:00

Comentarios (0)



Samsung anuncia RAM de 8 GB

Se você chega na rodinha já falando que seu PC tem um GB de memória RAM, pode abaixar a bola. A Samsung anunciou na Coréia um novo módulo de memória com espantosos 8 GB (!!!).

Tecnicamente, o par de pentes utiliza quatro chips padrão FB-DIMM (que conta com arquitetura de 80 nanômetros) com 2 GB cada. Ainda que seja indicado para servidores, o lançamento pode muito ser usado por tarados multimídia.

Fonte: Tech Guru

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 12-12-2005 às: 00:00

Comentarios (0)



Como sera a tecnologia da informac?o daqui a dez anos, segundo Bill Gates

Fundador da Microsoft prevê novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores.
A próxima década vai trazer ainda mais avanços em software e computação do que se observou nos últimos 10 anos, possibilitando novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores, previu o presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, nesta quinta-feira (13/03).

As mudanças na tecnologia serão “muito substanciais” e vão permear todas as facetas da vida, disse o fundador da MS. Segundo Gates, os PCs e softwares já mudaram a forma como as pessoas tiram fotos e compram músicas, mas outras indústrias serão afetadas nos próximos anos.

Confira as principais previsões de Gates para a próxima década:

TV + internet
A TV vai se casar com a internet, permitindo notícias e comerciais personalizados. As pessoas vão assistir mais filmes feitos em casa na TV, e os aparelhos de TV e computadores serão cada vez mais conectados. A televisão será “algo totalmente diferente”, disse ele.

Telefones inteligentes
Os aparelhos de telefone cada vez mais serão capazes de processar vídeo, e-mail e outras mídias digitais. O reconhecimento de voz vai permitir aos usuários de telefone pedir informações como o restaurante mais próximo.

Software como serviço
Mais e mais softwares serão oferecidos como serviço pela internet, em vez de ficarem hospedados nos computadores.

Dispositivos de entrada
Os usuários de computadores terão mais opções para inserir informações, além do mouse e do teclado. Softwares de voz e escrita manual vão ganhar popularidade. Os computadores vão deixar o formato convencional, com reconhecimento de voz e câmeras com sensor de movimento permitindo aos usuários controlar telas embutidas em mesas e telas brancas.

Escola digital
Mais escolas vão trocar livros escolares por tablet PCs que armazenam dezenas de livros. Novos tipos de materiais escolares vão incluir vídeo e outras mídias.

Computação 3D
As companhias e agências do governo vão abraçar a computação tridimensional, oferecendo aos usuários novas formas de interagir com mundos virtuais. Estudantes vão cada vez mais usar softwares para simular experimentos.

“De uma forma geral, podemos dizer que trabalhadores da informação... ainda não estão equipados para colaborar da forma que deveriam”, disse Gates. “Acho que a oportunidade é maior que nunca”.

Gates se mostrou otimista sobre o futuro da indústria de tecnologia, mesmo com as questões sobre a economia norte-americana. O executivo voltou a pedir mais vistos de imigração, para aumentar a mão de obra qualificada no país.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 13-03-2008 às: 21:24

Comentarios (0)



Blog sobre educac?o digital

A Intel acaba de lançar um blog corporativo que discute a temática da educação digital, para promover as discussões da tecnologia e sua interface com educação.

A idéia do blog, que é uma ferramenta colaborativa e de construção coletiva, é reunir gestores de instituição de ensino, professores, educadores, poder público, blogueiros, alunos e a indústria da tecnologia para troca de idéias, experiências, debates e temas latentes.

O blog denominado Educação Digital quer se valer da tecnologia a serviço da educação e da aprendizagem e aproveitar a carona para divulgar os produtos que a Intel possui nesta área.

Um blog ou qualquer iniciativa web precisa ser constantemente estimulado, atualizado, viralizado, compartilhado e deve contar com o espírito coletivo da rede. Além, é claro, do apoio do Estado, da Sociedade e da Família.

Por outro lado, a educação precisa incorporar a educação para se tornar mais atraente e mais real diante do cotiadino dos alunos plugados e conectados, seja via celular ou via internet. Só o quadro negro e as cartilhas já não adiantam mais…

Veja mais na web
Intel lança blog para debater tecnologia (Fonte AdNews)

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 13-06-2008 às: 10:26

Comentarios (0)



Os medicos e a Web 2.0.

Você sabia que os médicos são mais do que consumidores na hora de usar outras tecnologias para acessar informação? Uma nova pesquisa do Manhattan Research, "Médicos e a web 2.O" (em inglês) afirma que os profissionais da área médica estão utilizando as tecnologias da Web 2.0 - podcasting, redes de contato social, vídeos online e blogs - em grande escala. Na verdade, o estudo revelou que mais de 25.000 médicos estão ativos na web, lendo e postando em blogs. Além disso, mais de 80.000 médicos participam de comunidades online. Para eles, o cenário virtual representa um meio interativo para a troca de informações e experiência.

 
E não são somente os doutores jovem que estão aumentando na Internet - a matéria afirma que gerações anteriores de médicos mais experientes pretendem dividir suas idéias e convicções através da interatividade.
 
 
Pense em todas as maneiras inovadoras pelas quais você poderia adquirir conhecimento sobre saúde, medicina e diagnósticos com esses médicos. Você também pode cirar suas próprias estratégias para tornar essas informações disponíveis na rede em novos formatos. Agora é a hora, já que seu médico não está disponível só nos consultórios.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 20-09-2007 às: 00:00

Comentarios (0)



Anvisa usa BI para controle efetivo da saude publica

Órgão de fiscalização adotou a ferramenta de business intelligence e a cada cerca de cinco meses disponibiliza mais um tipo de relatório para áreas e hospitais da rede SUS.

Por ano, 12 milhões de pessoas são internadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda não estão em funcionamento um sistema que identifique quais foram os pacientes que foram a qual hospital, se precisaram ser reinternados, mas em outra unidade e assim por diante.

Mas isso está perto de acabar, porque no final de 2003 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) percebeu a necessidade de adotar um sistema que ajudasse a instituição a atuar de forma preventiva na saúde pública. Leia a matéria completa aqui.

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 31-10-2007 às: 00:00

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor