Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Inovac?o & colaborac?o

Novas ferramentas para professores e gestores no Moodle 1.9

O Moodle ganhou uma atualização na última semana e estamos junto a equipe técnica da Rede Fiocruz preparando a atualização da nossa versão atual, que já é muito antiga (1.6), no servidor de testes  antes de implementar a versão 1.9 em ambiente de produção.  As melhorias estão relacionadas ao código fonte, mas algumas são mais visíveis ao usuário final. Resolvi mostrar algumas delas aqui nesse artigo, para exemplificar algumas das melhorias.
Na parte de instalação, que não é usada por professores, apenas pelos administradores do sistema, já podemos perceber uma das maiores mudanças em termos visuais. Agora é possível usar bordas arredondadas nos temas. Isso deixa a interface mais agradável, por padrão. Caso você quisesse esse visual para seus cursos, teria que fazer alterações no código.
Um recurso para facilitar a vida de professores e tutores é que cada aluno ou curso pode receber anotações personalizadas. Essas anotações são divididas em três categorias, como mostra a imagem abaixo:
 Site Notes: Os textos adicionados aqui podem ser visualizados em todo o Moodle. Por exemplo, uma observação feita por um professor aqui, pode ser visualizada por professores de outras disciplinas ou cursos.
Course Notes: Aqui temos anotações que ficam restritas apenas a um curso ou disciplina. Apenas os professores ou tutores da mesma disciplina podem visualizar o conteúdo.
Personal Notes: Para finalizar temos as anotações individuais, visíveis apenas para o autor do texto. Assim um professor pode fazer observações individuais sobre um aluno.
Por último, um recurso interessante que potencializa o Moodle como uma rede social para educação, cada perfil de usuário (cadastro) agora pode receber as famosas tags. No perfil isso é chamado de “Lista de interesses”, os alunos devem adicionar as palavras separadas por vírgulas.
 Essas são apenas algumas das novidades do Moodle 1.9, assim que for descobrindo mais coisas eu publico aqui . 

Fonte: http://www.colaborativo.org/

Publicado por: Ana Paula Mendonca em: 18-03-2008 às: 15:03

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor