Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Educac?o, saude e cidadania


EDUARDO NAVARRO STOTZ


O blog tem por objetivos: 1) facilitar a orientac?o didatico-pedgogica dos alunos inscritos nas disciplinas oferecidas no Programa de Pos-Graduac?o (lato sensu, stricto sensu) em Saude Publica; 2) divulgar projetos de pesquisa; 3) disponilizar textos para download; 4) abrir espaco para relatos de experiencia na area da educac?o popular e saude.



D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Voltar para o Perfil

TERRAS A VISTA E FLORESTA A PRAZO?

Notas de leituras e sistematização para pesquisa sobre o desenvolvimento capitalista no campo
 
O título expressa a apropriação imediata e mediata da natureza pela sociedade em que vivemos – terra e floresta. A forma interrogativa aponta a crise ambiental em curso como um limite que esta sociedade, organizada pelo modo de produção capitalista, se defronta. A solução proposta pelos porta-vozes desta sociedade abre um novo campo de investimentos para o capital financeiro – o mercado de créditos de carbono – que tende a reproduzir a desigualdade entre países “avançados” e “atrasados”, bem como dentro deles, na medida em que se recusa a superar a atual distribuição de renda e poder entre capital e trabalho no mundo.
 
A apropriação imediata da natureza pelo capital inclui novas tecnologias que, oriundas das descobertas da genômica, tem impulsionado o capital agro-pastoril conhecido, em sua denominação vulgar, como agronegócio.
 
Nossa pesquisa pretende abordar os problemas ambientais e de saúde implicadas nas novas tecnologias agrícolas, especialmente no campo da transgencia relacionada a produção de sementes, em substituição às tecnologias baseadas na quimificação e mecanização.  Trata-se de uma nova fase da revolução verde que, segundo alguns cientistas e técnicos, vai garantir a produtividade agrícola e garantir a segurança alimentar a par de reduzir os problemas de contaminação ambiental e de saúde para os trabalhadores rurais decorrentes dos fertilizantes e agrotóxicos. A percepção da mudança climática global reforça esta tendência.
 
O estudo exploratório diz respeito ao contexto do desenvolvimento dessas novas tecnologias, ou seja, ao desenvolvimento capitalista no campo caracterizado pela transição técnico-científica apontada.

Publicado por: Eduardo Stotz em: 10-02-2009 às: 09:42

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor