Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Sergio Rego


SERGIO TAVARES DE ALMEIDA REGO


Bioetica e educac?o



D S T Q Q S S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Categorias:


Mensagens:


Documentos:

   Sem Documentos


Links:

Voltar para o Perfil

Relac?o de artigos disponiveis no site do Scielo

Bioética clínica: contribuições para a tomada de decisões em unidades de terapia intensiva neonatais/ Clinical bioethics: contributions to decision-making in neonatal intensive care units

Autor(es): Ribeiro, Carlos Dimas Martins; Rego, Sergio
Fonte: Ciênc. saúde coletiva 13: 2239-2246, ND. 2008 Dec.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
Resumo em português
O artigo oferece uma reflexão sobre a tomada de decisão nas UTI neonatais levando-se em conta o princípio da justiça distributiva, tendo como referenciais teóricos complementares a bioética de proteção, elaborada por Schramm e Kottow, e a teoria das capacidades ("capability"), formulada por Nussbaum e Sen. Em um primeiro momento, apresenta-se a abordagem das capacidades e a bioética de proteção, caracterizando-se, dentro da concepção de justiça sanitária ad (mais)
Resumo em inglês
This article presents a reflection about decision-making in Neonatal Intensive Care Units based on the principle of distributive justice and considering the theoretical approaches of the Bioethics of Protection, formulated by Schramm and Kottow, and the Theory of Capabilities developed by Nussbaum and Sen. Within the concept of justice in the health area adopted in this study, we characterize the essential needs of the citizens that must be satisfied by the State. Then we (mais)
2.

Promoção e propaganda de medicamentos em ambientes de ensino: elementos para o debate/ Drug promotion and advertising in teaching environments: elements for debate/ Promoción y propaganda de medicamentos en ambientes de enseñanza: elementos para el debate

Autor(es): Palácios, Marisa; Rego, Sergio; Lino, Maria Helena
Fonte: Interface (Botucatu) 12(27): 893-905, ND. 2008 Dec.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
Resumo em português
A indústria farmacêutica utiliza a propaganda para a promoção de seus produtos. Os de uso controlado só podem ter a propaganda dirigida a profissionais habilitados a prescrevê-los ou dispensá-los. Este artigo faz uma ampla revisão de artigos científicos que discutem questões éticas e legais acerca da promoção e propaganda de medicamentos em ambientes de ensino médico. Conclui-se que não se justifica a auto-regulamentação da propaganda de medicamentos e qu (mais)
Resumo em espanhol
La industria farmacêutica utilizada la propaganda para la promoción de sus productos. Los de uso controlado sólo pueden tener la propaganda dirigida a profesionales habilitados a prescribirlos o despacharlos. Este artículo hace una amplia revisión de artículos científicos que discuten cuestiones éticas y legales acerca de la promoción y propaganda de medicamentos en ambientes de enseñanza médica. Se concluyó que no se justifica la auto-reglamentación de la pr (mais)
Resumo em inglês
The pharmaceutical industry uses advertising to promote its products. Controlled drugs can only be advertised to professionals who are licensed to prescribe or dispense them. This paper makes an extensive review of scientific articles that discuss the ethical and legal implications of drug promotion and advertising in medical teaching environments. It concludes that self-regulation of drug advertising is not justified and that there is sufficient evidence showing how the (mais)
3.

Bioética e humanização como temas transversais na formação médica/ Bioethics and humanization across the curriculum in medical education

Autor(es): Rego, Sergio; Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo
Fonte: Rev. bras. educ. med. 32(4): 482-491, ND. 2008 Dec.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
Resumo em português
A bioética e a humanização da assistência à saúde da população ocupam um espaço estratégico nas discussões sobre as necessidades de mudança nos processos de formação médica. No presente artigo, busca-se uma discussão articulada entre esses temas, defendendo sua inserção transversal ao longo dos currículos de graduação em Medicina. Entendendo que o simples reconhecimento da importância do tema ou mesmo a incipiente presença desses temas nos currícul (mais)
Resumo em inglês
Bioethics and the humanization of health care are the strategic center of the discussions about the need for changes in medical education. In this paper the authors discuss these themes in an articulated approach, defending its insertion across the curriculum. We understand that the mere recognition of the relevance of these themes or even their presence in the curriculum are not sufficient for promoting changes in the profile of the professionals. Such changes can only b (mais)
4.

Pesquisas em Bioética no Brasil de hoje

Autor(es): Rego, Sergio
Fonte: Cad. Saúde Pública 24(10): 2452-2452, ND. 2008 Oct.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
5.

Conflitos de interesses e a produção científica/ Conflicts of interest and the scientific production

Autor(es): Rego, Sergio; Palácios, Marisa
Fonte: Rev. bras. educ. med. 32(3): 281-282, ND. 2008 Sep.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
6.

Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?/ Preceptor, supervisor, tutor and mentor: what are their roles?

Autor(es): Botti, Sérgio Henrique de Oliveira; Rego, Sérgio
Fonte: Rev. bras. educ. med. 32(3): 363-373, TAB. 2008 Sep.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
Resumo em português
Sempre houve uma preocupação com a preparação daqueles que cuidam da saúde da população. Na educação médica, a figura de um profissional experiente, que auxilia na formação, é uma constante. No decorrer dos tempos até hoje, esse profissional vem recebendo diferentes denominações, entre as quais preceptor, supervisor, tutor e mentor. No Brasil, mesmo em documentos oficiais, não ficam claras as funções, intervenções e atividades ligadas a cada um desses (mais)
Resumo em inglês
The education of those who care for the health of the population has always been a matter of concern. In medical education, the figure of the experienced professional helping to educate and qualify a new generation is a constant finding. Such a professional has been given different names, preceptor, supervisor, tutor and mentor being the most common among them. Even official documents fail to clearly specify which functions, interventions, and activities each denomination (mais)
7.

O modelo bioético principialista para a análise da moralidade da pesquisa científica envolvendo seres humanos ainda é satisfatório?/ Is the principlist model still satisfactory for the analysis of the morality of the scientific research involving human beings?

Autor(es): Schramm, Fermin Roland; Palácios, Marisa; Rego, Sergio
Fonte: Ciênc. saúde coletiva 13(2): 361-370, ND. 2008 Apr.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
Resumo em português
O artigo discute a aplicação do principialismo à pesquisa envolvendo seres humanos a partir da pergunta se o modelo é ainda pertinente na situação de pluralização paradigmática nas ciências e de multiplicação dos modelos de avaliação ética, vigentes nas sociedades complexas contemporâneas. Destaca o fato do desenvolvimento da moderna medicina científica ter-se dado fortemente calcado na experimentação em humanos e que, até meados do século XX, bastava (mais)
Resumo em inglês
This paper discusses the application of principlism to research involving human subjects, starting from the question of its pertinence in the current situation of the paradigmatic pluralization on science and the multiplication of models of ethical evaluation in the complex societies. Highlights that the development of modern scientific medicine depended strongly on human experimentation and that up to the mid 20ieth century the good intention of the researcher was, theor (mais)
8.

Educação Médica e justiça: um desafio para o século 21/ Medical Education and justice: a challenge for the 21st century

Autor(es): Rego, Sergio; Koifman, Lilian
Fonte: Rev. bras. educ. med. 31(3): 201-202, ND. 2007 Dec.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
9.

A escola como espaço de prática,ensino e aprendizagem de profissionais de saúde/ The school as a space for practicing, teaching and learning health profession

Autor(es): Rego, Sergio
Fonte: Rev. bras. educ. med. 31(3): 310-311, ND. 2007 Dec.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 
10.

Contribuições da bioética para a saúde pública/ Contributions to public health by the field of bioethics

Autor(es): Rego, Sergio
Fonte: Cad. Saúde Pública 23(11): 2530-2531, ND. 2007 Nov.
SciELO Brasil Idioma(s): Português
 

Publicado por: Sergio Rego em: 19-06-2009 às: 14:35

Comentarios (0)




MENSAGENS ANTIGAS


Este Blog é pessoal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor