Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Rio, 18/04/2024

  • início
  • notícias
  • COREN-SP participa do lançamento da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

NOTÍCIA

COREN-SP participa do lançamento da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

O COREN-SP participou, no dia 06 de maio, do lançamento da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, em Brasília (DF), juntamente com dirigentes de importantes universidades paulistas. A iniciativa, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é considerada o maior estudo da América Latina sobre a categoria profissional. Além de inédita, a pesquisa abrange um universo de mais 1,6 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde, no Brasil, abrange um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca de 1,7 milhão de profissionais atuam na Enfermagem. O estudo conduzido pela Fiocruz e pelo COFEN aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e uma forte concentração de profissionais de Enfermagem na Região Sudeste (mais da metade das equipes consultadas).

O Perfil da Enfermagem no Brasil apresenta as características da profissão com base nos seguintes aspectos: identificação socioeconômica; formação profissional; acesso à informação técnico-científica; mercado de trabalho; satisfação no trabalho e relacionamento; e participação sociopolítica.

Os resultados detalham a situação da Enfermagem em âmbito nacional e regional, nas 27 unidades federativas. “Os dados possibilitarão conhecer a realidade dos profissionais de Enfermagem do Brasil, visando aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados por eles, além de fornecer informações para subsidiar a construção de políticas públicas voltadas para a categoria, o que beneficiará toda a sociedade”, esclarece a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

O estudo inclui desde profissionais no começo da carreira (auxiliares e técnicos que iniciam com 18 anos; enfermeiros, com 22) até os aposentados (pessoas de até 80 anos). “Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comentou a coordenadora. No quesito mercado de trabalho, 59,3% das equipes de Enfermagem encontram-se no setor público; 31,8% no privado; 14,6% no filantrópico e 8,2% nas atividades de ensino.

Os resultados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil serão divulgados durante as atividades do mês da Enfermagem, comemorado em maio. O estudo tem apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

Fonte: COREN-SP


 
--->

 

OBSERVATÓRIO EM RECURSOS HUMANOS
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 706 - Manguinhos - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21041-210 - Brasil
telefone: +55 (21) 2598-2612