Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Rio, 25/04/2024

BIBLIOTECA

Campus virtual em Saúde Pública: acesso livre aos recursos educacionais - José B. J. Méndez

13/04/2011

Palestra proferida por José Baudilio Jardinez Méndez, coordenador executivo do Campus Virtual em Saúde Pública, área de Recursos Humanos em Saúde (Opas/OMS), na Mesa-redonda: Recursos educacionais: tecnologias abertas e aprendizagem colaborativa, durante o Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, organizado pela Coordenação de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CCI/ENSP/Fiocruz), no dia 12 de abril de 2011 no Auditório térreo da Escola.

ver publicação

Análises das Políticas Européias (Análisis de Políticas Europeas)

14/02/2011

Este informe contém um resumo das políticas de cooperação que tratam da migração de profissionais da saúde da América Latina para a União Européia (UE), em países como Alemanha, Bélgica, Espanha, Filândia, França, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. A UE por muitos anos tem feito da migração uma de suas políticas prioritárias, abordando o tema dos fluxos migratórios e a fuga de cérebros, especialmente no setor saúde, de uma maneira particular. Documento veiculado ao projeto "Migraciones Profesionales LA-UE/Oportunidades para el Desarrollo compartido", publicado em junho de 2010.

ver publicação

Revisão Bibliográfica (Profissionais)

14/02/2011

Este estudo aborda em primeiro lugar a crise mundial dos sistemas de saúde e sua relação com três aspectos fundamentais: a escassez universal dos recursos humanos de saúde, a má distribuição dos mesmos e a mobilidade do pessoal de saúde às áreas mais ricas, mais cosmopolitas e com mais oportunidades, e descreve algumas consequências e problemáticas associadas a este panorama, como a redução de qualidade da atenção de saúde e o aumento da intenção de migrar. Por fim, apresenta uma exposição das diferentes alternativas tomadas ou propostas pelos diferentes agentes implicados no estudo e a solução da situação de crise, junto com algumas estimativas de seu desenvolvimento e resultados. Documento veiculado ao projeto "Migraciones Profesionales LA-UE/Oportunidades para el Desarrollo compartido", publicado em maio de 2010.

ver publicação

Planejamento da Força de Trabalho para médicos e enfermeiros nos países europeus selecionados: França, Alemanha, Espanha, Suiça e Reino Unido (Workforce Planning for doctors and nurses in select europen countries: France, Germany, Spain, Sweden and the UK)

14/02/2011

O estudo descrito neste relatório refere-se a uma análise da migração dos profissionais de saúde entre a América Latina e Europa. Implementado por um consórcio composto pela Escola Andaluza de Saúde Pública, a OPAS e um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Saúde do Uruguai. Documento veiculado ao projeto "Migraciones Profesionales LA-UE/Oportunidades para el Desarrollo compartido", publicado em julho de 2010.

ver publicação

Planejamento da Força de Trabalho de profissionais de medicina e enfermagem em uma seleção de países europeus: França, Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido.

14/02/2011

A finalidade do estudo foi examinar e descrever a forma que os cinco países selecionados da União Européia planejam sua força de trabalho no que diz respeito aos profissionais de medicina e enfermagem. O intuito foi comprovar se os fluxos migratórios destes profissionais eram levados em conta no planejamento dos países: França, Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido. Documento veiculado ao projeto "Migraciones Profesionales LA-UE/Oportunidades para el Desarrollo compartido", publicado em julho de 2010.

ver publicação

Exibindo: 16 - 20 de 137 registros


 
--->

 

OBSERVATÓRIO EM RECURSOS HUMANOS
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 706 - Manguinhos - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21041-210 - Brasil
telefone: +55 (21) 2598-2612